APRA-TO

APRA informa: Governo do TO prorroga para abril provas do concurso da PM

Crise pandêmica foi a principal causa
05/03/2021 05/03/2021 17:18 873 visualizações

APRA-TO informa:

O Governo do Tocantins anunciou, durante coletiva de imprensa nessa quinta-feira, 4, a remarcação da prova do Concurso da Polícia Militar do estado do Tocantins (PMTO). A primeira etapa do certame ocorreria no dia 14 de março, porém, devido à situação epidemiológica crítica em que se encontra o Estado, o exame foi adiado para o dia 4 de abril.

Foram oferecidas 1.000 vagas para praças, sendo 950 para o quadro operacional QPPM; 25 vagas para o quadro de músicos (QPE-Músicos); e 25 para o quadro da saúde (QPS), distribuídas em 20 para técnico em enfermagem e cinco para técnico em Saúde Bucal.

O comandante-geral da PMTO, coronel Silva Neto explicou que, com essa nova onda de contaminação da Covid-19, o governador Mauro Carlesse se reuniu com toda a comissão do concurso e decidiu pelo adiamento. “Iremos monitorar o andamento do Estado para saber se teremos condições de efetuar o certame, mas, a priori, é que as provas ocorram no dia 4. A nossa preocupação, em primeiro lugar, é a saúde dos candidatos e também nos preocupamos, porque houve investimento do candidato em participar do concurso e realizar um sonho'', informou Silva Neto.

Número de inscritos

Segundo a comissão do concurso, o número de candidatos inscritos é de 44.019 para o quadro de praças, 1.016 para o quadro de Saúde e 780 para praças especialistas e músicos, totalizando 45.815 candidatos inscritos no certame.

A representante da Comissão, tenente-coronel Lorena Alfonso, explicou que ainda na quinta-feira, 4, estaria disponível a concorrência das vagas por cargos. “A demanda em relação à concorrência por vaga de cada cargo será disponibilizada ainda hoje no site do Cebrasp - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos. A previsão é de que seja publicado no dia 24 de março, no Diário Oficial do Tocantins (DOE) e no site do Cebrasp, o edital que informará a disponibilização da consulta dos locais e dos horários de realização das provas”, afirmou.

As informações sobre o concurso podem ser conferidas aqui!

Ressarcimento

Acerca do concurso anulado, de 2018, será publicada, em breve, uma portaria prorrogando o prazo para que os candidatos possam solicitar o ressarcimento. “Isso foi necessário, porque o número de candidatos foi muito baixo, cerca de 30%. Dos inscritos nos CFOs que solicitaram o ressarcimento da taxa de inscrição, foram apenas de 42,4% e do CFSD apenas 26%. Por isso, é necessária essa prorrogação”, explicou a tenente-coronel.

 

Comandante-Geral da PMTO, cel Silva Neto

Comandante-Geral da PMTO, cel Silva Neto/Foto: Esequias Araújo - Secom/TO

 

 

 Quartel do Comando-Geral PMTO/Esequias Araújo - Secom/TO

 

 

 

 

 

 

 

Ascom APRA-TO com informações de Brener Nunes/Governo do Tocantins