O presidente da Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO), 2º Sgt Claylson da Silva Carneiro Xavier esteve reunido com o comandante-geral da PMTO, coronel Júlio Manoel da Silva Neto e com o Chefe do Estado-Maior dos Bombeiros Militares do Estado, tenente-coronel QOBM Carlos Eduardo de Souza Farias. Na pauta, a minuta da proposta que será encaminhada para regulamentação da lei federal que extinguiu as prisões administrativas.
O documento traz as novas regras disciplinares dos militares estaduais; pena pecuniária que poderá ser substituída por penas alternativas; e multa para os inativos que cometam transgressões disciplinares. O encontro aconteceu nessa quinta-feira, 04, na sala de reuniões do Comando-Geral da PMTO. Todas as associações militares participaram e apresentaram as demandas dos seus associados.
Para o presidente da APRA, Claylson Carneiro, o fato de o Comando-Geral da PMTO analisar as demandas apresentadas pelas associações, gera uma expectativa sobre as questões que serão atendidas. "Sabemos que não serão atendidas em sua totalidade, pois tem limitações, mas estamos confiantes com a possibilidade de algumas dessas serem acatadas", disse.
O comandante-geral da PM destacou que é um avanço poder se reunir com as associações, para debater assuntos que incidem diretamente na tropa. "O que se busca é estabelecer regras que modernizem as normas da instituição, porém com justiça e equidade. Ter a participação das associações nestas decisões é fundamental”, declarou o coronel Silva Neto, durante a reunião.
Na ocasião, os participantes tiraram dúvidas e questionaram dispositivos, de forma a construir uma matéria que traga justiça e mantenham os princípios da disciplina e hierarquia, que garantem o respeito e companheirismo dentro das organizações militares - devendo apresentar as propostas até 12 de março.
O coronel Júlio Manoel da Silva Neto, de forma suscinta, comentou sobre as expectativas para o dia 21 de abril; falou que as demandas das associações estão sendo analisadas; e está sendo trabalhada a possibilidade de que algo venha a ser efetivado, entretanto, que não sejam geradas expectativas.
No dia anterior, as entidades ligadas à Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) estiveram reunidas para elencar as prioridades e, com base nelas, comandos e associações unirão forças para levá-las ao governador.
Prioridades
1º - Antecipação das parcelas da promoção 2019/Realização das promoções 2021;
2° - Retorno das publicações das progressões em BG e a partir de 24/04, quando finaliza a vigência da lei que congela as progressões de todo o funcionalismo público, que sejam buscadas as implementações junto ao governo;
3° - Revisão do auxílio alimentação e extensão para todo o efetivo ativo da corporação;
4° - Realização do CHOA em 2021;
5° - Buscar junto ao governo o retorno do pagamento das parcelas do Mandando de Segurança nº 4.68.
Comandantes da PMTO e do CBMTO se reúnem com associaçoes militares
Ascom APRA-TO